terça-feira, 28 de julho de 2015

Lançamento da AHITec

Recentemente, a AOTS Alumni do Rio de Janeiro criou o seu Instituto de Tecnologia, denominado AOTS HIDA Instituto de Tecnologia - AHITec. Gostaria de falar um pouco sobre essa realização.

A AOTS Rio é uma associação sem fins lucrativos e por conta disso, muito de suas atividades são sem nenhuma finalidade de obter resultado financeiro. Mas como acomodar os ex-estagiários da AOTS, que tem um imenso conhecimento acumulado e que podem contribuir para o desenvolvimento das empresas no Brasil e serem remunerados, justamente, por isso? Tínhamos que criar uma entidade que pudesse propiciar isso, mas dentro dos princípios éticos da AOTS HIDA.

Seguindo um conceito já difundido em diversas associações AOTS espalhadas pelo mundo, resolvemos criar o AOTS HIDA Instituto de Tecnologia, que será a instituição que amalgamará a grande quantidade de conhecimento que os e-estagiários da AOTS no Japão detém e promoverá a poio às organizações interessadas em se desenvolver, com investimentos muito abaixo das consultorias existentes. Inicialmente, a AHITec irá auxiliar a AOTS Rio na operacionalização dos programas de treinamento gerencial no Japão e outras tarefas do dia-a-dia e com o tempo, ampliará suas ações às atividades de apoio às organizações.

Ainda teremos um longo caminho a percorrer, principalmente pelo fato de existirem muitas outras organizações que já desempenham atividades como as nossas, mas tenho certeza que, em breve, já seremos reconhecidos por nossa atuação, principalmente pelo fato de termos em nossos quadros profissionais de alto níveis, todos treinados no Japão. Nosso diferencial.

Com os novos programas de treinamento no Japão que estão sendo lançados pela HIDA, a AHITec poderá associar o treinamento no exterior com o apoio tecnológico para o desenvolvimento das pessoas e das empresas. Mais um diferencial inquestionável.

Desejo boa sorte ao Instituto de Tecnologia e aos profissionais que participarão deste projeto.

sábado, 2 de maio de 2015

Terremoto no Nepal


É com pesar que sabemos do terremoto recentemente ocorrido no Nepal. No último dia 25 de abril, um terremoto na escala 7,8 pontos na escala Richter, seguido de diversos terremotos secundários ceifou milhares de vidas e destruiu uma grande quantidade de sítios históricos de Kathmandu e arredores.

Estive em Kathmandu em dezembro de 2011 para participar da reunião do Comitê de Gestão do Fundo WNF (World Network of Friendship), que aconteceu simultaneamente a 9ª Convenção da Federação das Associações AOTS do Sul da Ásia, onde foram discutidos relevantes temas para o desenvolvimento de programas e relacionamentos entre os diversos países que fazem parte da Rede AOTS (HIDA).

Lembro-me da calorosa acolhida recebida por parte dos membros da Nepal AOTS Society e, também, pelas pessoas da cidade de Kathmandu, que tivemos a oportunidade de visitar. Fomos a diversos locais históricos, que representavam a cultura e religião do país e trouxemos lindas memórias, como a impressionante vista do Himalaia e Monte Everest. Guardamos belas lembranças daquela viagem.

Agora, após esse momento de grande tristeza, só podemos rezar para que as pessoas daquele país tenham seu sofrimento minimizado, pelo apoio de todas as pessoas ao redor do mundo. Quem quiser fazer algum tipo de doação pode procurar o sítio eletrônico da Cruz Vermelha, onde encontrará orientações para tal. Estamos torcendo para que o país seja reconstruído e que volte a receber tão gentilmente, como sempre fez, as pessoas de todo o mundo.

Estamos todos na mesma corrente.